Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) foi recomendado pela Capes, com nota 3, em 12/12/2014, mantendo essa nota na avaliação de 2016 (Portaria MEC Nº 326, de 9 de março de 2017). O Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, tem modalidade acadêmico e área de concentração em Ensino. O Programa está vinculado à Universidade Federal do Maranhão, junto ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), no Campus Dom Delgado, em São Luís. O regime letivo é anual e o regime acadêmico é semestral. Os ingressantes do Programa são principalmente oriundos das instituições públicas do Estado: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), que oferecem cursos tanto na capital do Estado como em vários Campi situados no continente. O Programa busca qualificar graduados em cursos de Ciências, de Biologia, de Física, de Química, de Ciências Naturais e de Matemática para atuação no ensino superior e na educação básica, e para o desenvolvimento de pesquisas na área de Ensino alinhadas com as necessidades contemporâneas. Para esse objetivo, atua de forma a: I. Desenvolver habilidades, na área de concentração em ensino de ciências e matemática, em consonância com as linhas de pesquisa do curso, para realização de pesquisas sobre conteúdos e processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de formação de professores e na educação básica; II. Contribuir para o aprimoramento da formação adquirida na graduação, articulando o conhecimento básico, o domínio do objeto de estudo e a aplicabilidade profissional concernente à área de concentração em Ensino; III. Desenvolver reflexões e propor caminhos para o enfrentamento de desafios no ensino de ciências e matemática, tendo em vista o contexto da região, a partir da articulação de saberes pedagógicas educacional, conhecimento de aspectos históricos e epistemológicos da ciência e pelo uso de novas tecnologias de ensino. Ao concluir o curso no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, o profissional estará preparado especialmente para: (1) atuar em projetos de ensino e aprendizagem nas áreas específicas do Programa; (2) desenvolver habilidades de pesquisador propondo caminhos para o enfrentamento dos desafios do ensino de ciências e matemática regional e nacional; (3) articular saberes pedagógicas educacional, conhecimento de aspectos históricos e epistemológicos da ciência e uso de novas tecnologias de ensino.

Endereços

• Endereço físico